domingo, 26 de junho de 2011

Dia Internacional de combate às Drogas - 26 de Junho de 2011: Uma Questão de Saúde Pública?

Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. É necessário que se reflita cada vez mais sobre este problema que afeta tantos indivíduos, constituindo-se em um grave problema de saúde pública.

De acordo com a Secretaria Nacional de Políticas contra a Droga, não existe um número preciso de usuários de drogas, em especial o crack no Brasil. Segundo números apresentados a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INGE) existem mais de 1 milhão de usuários.

Entretanto, é importante lembrar que o crack, apesar de ser muito agressivo, não é a única droga a causar dependência. Pode-se destacar ainda a maconha, cocaína, o álcool - que apesar de liberado traz tantos danos colaterais quanto às drogas ilícitas.

Hoje o alcoolismo é a 5ª maior doença incapacitante no mundo. São acidentes, perdas afetivas, financeiras, morais, físicas etc. A maconha, que algumas pessoas acreditam ser uma “droga leve”, produz alterações da percepção, causa delírios, euforia, confusão mental, entre outras.

É necessário que haja um trabalho mais profundo em relação à prevenção e ao tratamento dos dependentes de drogas, que não são criminosos e sim doentes. O acompanhamento clínico multidisciplinar e o apoio da família são muito importantes para a recuperação do usuário de drogas e a desintoxicação depende de indivíduo para individuo, de tempo de uso e qualidade da droga consumida.
Neste domingo, 26 de junho, comemorou-se o Dia Internacional de Combate às Drogas, a data este ano tem uma motivação maior: o crescimento de ações desenvolvidas por instituições e administrações públicas no enfrentamento ao crack e outras drogas. No Brasil, um bom exemplo foi o Observatório do Crack, criado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Divulgado durante a XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano, o Observatório do Crack foi considerado uma iniciativa inédita no Brasil. No site, é possível encontrar dados detalhados sobre os casos de incidências de drogas, principalmente o crack.

Todos os anos, em 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) prepara uma campanha internacional de prevenção às drogas para contribuir no desenvolvimento socioeconômico de países.

No Brasil, segundo a ONU, os dados são alarmantes. A proporção da população brasileira que consome cocaína teria crescido de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo são pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.

Manifestações
Centenas de Municípios brasileiros estão engajados na luta contra as drogas. E neste 26 de junho, muitos Municípios reunirão a população em combate a esse mal.

Fontes: Instituto Racine - Agência CNM, com informações do UNODC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.