sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

VEREADOR SÉRGIO ROCHA COMPARECE A CERIMÔNIA DE ENTREGA DE EQUIPAMENTO PARA MIRACEMA.

O Vereador Sérgio Rocha, Presidente do PV Miracema, acompanhado de Juarez, Presidente do PT Miracema, agradeceram a Presidenta Dilma Rousseff e o ministro Florence, na pessoa do Ministro Luiz Sérgio pela doação de uma retroescavadeira para melhorias das estradas vicinais de Miracema.
Também estavam presentes na entrega do equipamento o Ex-Prefeito Gutemberg Damasceno , Vereador Manoel Sérgio (Manoel Gordo), Orlando Siqueira, Fabiano Siqueira e Beto.

Veja a matéria do site do MDA:


Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário Notícias

MDA entrega retroescavadeiras do PAC 2 para 20 municípios do Rio de Janeiro
MDA entrega retroescavadeiras do PAC 2 para 20 municípios do Rio de Janeiro
10/02/2012 01:06
Vinte municípios do Rio de Janeiro irão receber as retroescavadeiras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para melhorar suas estradas vicinais. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, entrega as máquinas às prefeituras na terça-feira (14) em Conceição de Macabu, no norte fluminense, distante 226 quilômetros da capital.
“O fortalecimento da agricultura familiar passa também pela viabilização de logística para o escoamento adequado da produção”, aponta o ministro Florence. "Os equipamentos que serão entregues se somam à estrutura de transporte, beneficiando a quem produz e assegurando alimentos mais baratos e mais saudáveis na mesa da população", destaca.
Em dezembro de 2011, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro Florence entregaram o primeiro lote de 114 máquinas a 126 municípios do Rio Grande do Sul. Ao todo 1,3 mil municípios de até 50 mil habitantes serão beneficiados pela recuperação e manutenção de estradas vicinais este ano.
Escoamento da produção
A entrega das máquinas reforça a infraestrutura desses municípios, melhora as condições de escoamento da produção dos empreendimentos da agricultura familiar e a circulação dos moradores e de bens e serviços no meio rural.
A prefeitura de São Francisco de Itabapoana vai receber uma retroescavadeira. No município fica a sede da Cooperativa de Artesanato de Taboa, conhecida como Grupo Taboa de São Francisco e integrante do Programa Talentos do Brasil, do MDA.
A máquina vai facilitar a comercialização das peças produzidas pelo grupo de mulheres, criado para ampliar as atividades rentáveis das esposas de pescadores. "Trabalhamos principalmente com a taboa, fibra abundante por aqui. A taboa é nosso carro-chefe, mas também utilizamos conchas, escamas de peixe, junco e outros materiais naturais para compor nossas peças", explica a presidente da cooperativa, Shirley Jardim.
Comercialização
Desde 2011, colares, bolsas, cestos, objetos de decoração e utilitários têm certificação orgânica, o que confirma o manejo sustentável do produto e amplia as possibilidades de comercialização, inclusive para o mercado internacional. "Um produto artesanal, natural e orgânico tem um forte apelo comercial", conta Shirley. Em janeiro deste ano, o Grupo Taboa de São Francisco vendeu 2,4 mil porta-guardanapos para o projeto Caras do Brasil, do Grupo Pão de Açúcar. O programa incentiva o comércio de produtos sustentáveis de comunidades de todo o país.
"No dia em que a transportadora veio buscar os porta-guardanapos, a estrada ainda estava alagada. Tive que ligar para indicar outro caminho mais longo", lembra Shirley. "Quando chove muito, não tem estrada. E para nós, do interior, a estrada é fundamental. Ter uma máquina que mantenha tudo bem cuidado faz muita diferença", comenta.
Além de baratear os custos de frete, gerando ganho direto para o produtor, ao melhorar as condições das estradas vicinais as máquinas ampliam o acesso dos agricultores às políticas de desenvolvimento para o setor.
A seleção dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. Os critérios também levaram em consideração uma distribuição equilibrada entre as regiões brasileiras.

Lista dos municípios

Aperibe
São Jose De Uba
São Fidelis
São Francisco De Itabapoana
São João Da Barra
Porciuncula
Santo Antonio De Padua
Cambuci
Itaocara
Varre-sai
Carapebus
Natividade
Cardoso Moreira
Conceição De Macabu
Italva
Laje Do Muriae
Quissamã
Miracema
Bom Jesus Do Itabapoana
Sumidouro

Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=9281841

Um comentário:

  1. Tomara que façam bom uso..pois da forma que usaram uma outra que eu vi no jornal.. essa ai e capaz de rolar o morro!!

    ResponderExcluir

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.