domingo, 20 de novembro de 2011

EXISTE NEPOTISMO II ?

Cunhada de Derosso é acusada por falsidade ideológica.
Irmã de Cláudia Queiroz disse não possuir parentes na Câmara de Curitiba.
Ela foi nomeada duas vezes no gabinete de João Cláudio Derosso (PSDB).

A cunhada do presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), vai responder na Justiça por falsidade ideológica. Ela foi nomeada funcionária comissionada no gabinete dele por duas vezes neste ano e assinou um documento afirmando que não possuía parentes em linha direta ou por afinidade no legislativo municipal. Ela é irmã da esposa de Derosso, Cláudia Queiroz. A pena para falsidade ideológica é de uma a cinco anos de prisão.

“Ela fez constar em documento público uma informação que não corresponde”, disse a promotora Danielle Thomé, que atua na Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Curitiba. O documento intitulado “Informação sobre vínculo de parentesco” é preenchido por todos os profissionais que assumem cargos públicos comissionados.

A cunhada foi nomeada em 1º de janeiro deste ano para o cargo de assistente técnico parlamentar. Em fevereiro, ela foi exonerada para ser nomeada como consultora. Thomé afirmou ao G1 que Derosso e Queiroz já mantinham relacionamento amoroso nesta época.

Com relação ao presidente da Câmara, por enquanto, não foi apresentada denúncia por nepotismo. Segundo Thomé, as investigações vão continuar e se for o caso haverá uma denúncia.

A prática de nepotismo é ilegal de acordo com a súmula vinculante, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (STF) em 2008. O texto veta a contratação de parentes em até 3º grau, incluindo cônjuges, para cargos da administração pública direta e indireta da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Fonte: G1


Recentemente a Câmara Municipal de Miracema foi notificada pelo Ministério Público de Tutela Coletiva Núcleo Pádua para se manifestar sobre o assunto.

O vereador Sérgio rocha pediu cópia do Ofício do Ministério Público e deve fazer resposta em separado para noticiar fatos ocorridos no Legislativo e no Executivo Municipal que contrariam a Súmula Vinculante.

Alguém vai ficar sem dormir!

Um comentário:

A moderação de comentários foi ativada. Todos os comentários devem ser aprovados pelo autor do blog.